Macromoléculas

 

As macromoléculas são moléculas de alto peso molecular constituídas de pequenas unidades (monômeros) de mesmo tipo ligadas uma a outra por ligação covalente, formando longas cadeias.  Tais cadeias são denominadas polímeros ou biopolímeros.

No vídeo Polymers (com legenda), uma visão abrangente dos tipos de polímeros, não necessariamente biopolímeros.

Os ácidos nucleicos, as proteínas e os polissacarídeos são macromoléculas e juntamente com os lipídeos estão presentes em todas as células. As células são as unidades básicas de todos os seres vivos.NUCLEOTIDEO GERAL

Os ÁCIDOS NUCLEICOS, DNA e RNA, são polímeros de nucleotídeos, compostos de um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.

estrutura geral aaAs PROTEÍNAS são polímeros de aminoácidos. O Carbono central (α) liga-se a um átomo de hidrogênio (H), a um grupo carboxila, a um grupo amino e a um radical (R) variável que determina a particularidade de cada um dos 20 tipos de aminoácidos encontrados na natureza.

deoxyribose2

Os POLISSACARÍDEOS são polímeros de açúcares (carboidratos) de fórmula geral (CH2O)n. Na figura está representado o açúcar desoxirribose, componente do DNA. Outros açúcares bastante comuns são Glicose, Frutose e Galactose

Nas páginas seguintes vamos aprender um pouco sobre a estrutura do DNA e dos diferentes tipos de RNA. Aprenderemos também como são sintetizados e suas funções como moléculas informacionais a partir das quais , as PROTEÍNAS são sintetizadas.

Muitos links que tratam deste assuntos estão disponíveis na rede. Selecionamos alguns poucos, mas vocês podem encontrar outros. Aproveitem. Compartilhem o que encontrarem.

A Seguir: Ácidos Nucleicos

 Polaridade das Moléculas-

Estrutura básica dos Amino Ácidos-

Nucleotídeos -

 Ligação Iônica e Covalente -